|
Caieiras
Caieiras é um município do estado de São Paulo. A população estimada em 2006 era de 94.985 habitantes e a área é de aproximadamente 95,9 km² e situa-se a noroeste do Parque Estadual da Cantareira. Caieiras situa-se a uma altitude média de 785 metros. MOVA O MAPA com o MOUSE!
O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o Subtropical. A média de temperatura anual gira em torno dos 20Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15ºC) e o mais quente Fevereiro (Média de 23ºC). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.
Observa-se na imagem de satélite que as áreas verdes concentram-se à oeste e Sudeste do Município, correpondentes a área de florestamento da Cia Melhoramentos de Papel e do bairro de Santa Inés, já no flanco norte da serra da Cantareira, numa contigüidade com o horto florestal de São Paulo. Ambas são áreas rurais do município de Caieiras. Os bosques e restos de floresta no Jd. Santa Inés faz parte da região de proteção do mancial (fonte da água potável) da Cidade de São Paulo, devendo ser muito bem preservada para as futuras gerações. A estrada que aparece cortando o reflorestamento da Cia Melhoramentos é a rodovia dos Bandeirantes. Sua largura na imagens deve-se a sua largura real com quatro pistas, e a área adjacente utilizada em sua construção. A mancha urbana que aparece ao sul corresponde ao baixo de Perús, do município de São Paulo. Note-se também as interessantes ondulações do terreno, que marcam os morros da região. Os morros têm seus aclives vegetados na área de reflorestamento de pinheiros, a noroeste, e os morros que aparecem ao norte, localizados na fronteira com o município de Franco da Rocha, mostram-se com vegetação muito degradada, solo nú ou mal-tratado, inclusive com presença de lixão a ceu aberto. A represa de Mairiporã aparece a direita (leste) desta área degradada.Note-se que um braço da represa alcança o município (a nordeste), ao longo da estrada do Morro Grande que segue em direção a Mairiporã. Pela imagem de satélite registra-se que Caieiras, especialmente onde localizam-se Larangeiras, Cresciuma e Serpa constituiu um caminho importante em direção ao interior. Este caminho, concretizado na estrada Velha de Campinas, era uma alternativa ao caminho que seguia o rio Tietê, à sudoeste, em direção à Itu e Sorocaba. Na realidade era o único caminho viável, que passava pelo vale montanhoso (gap) entre a serra da Cantareira (representada em Caieiras pelo bairro do Jd. Santa Inés) e as elevações do pico do Jaraguá, à oeste de Perus, e depois seguia pelo vale do rio Juqueri para o centro norte do estado de São Paulo, Jundiaí, Campo Limpo, Mairiporã, Vinhedo em direção a Campinas. O que se vê na imagem é um corredor de cidades saindo de São Paulo em direção ao interior. Os bairros de Caieiras cresceram mas tiveram que se colocar entre as áreas de preservação da monocultura de pinheiros à oeste e a área de preservação do manancial à leste.
Demografia Dados do Censo – 2000 População Total: 71.221
Urbana: 68.481 Rural: 2.740 Homens: 35.350 Mulheres: 35.871 Sua densidade demográfica é de 990,56 hab/km².
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,20
Expectativa de vida (anos): 72,13
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,67
Taxa de Alfabetização: 93,90%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,813
IDH-M Renda: 0,736 IDH-M Longevidade: 0,785 IDH-M Educação: 0,917
|