Distrito mais verde de São Paulo adere à Rede de Cooperação da Cantareira | RECANTA

Distrito mais verde de São Paulo adere à Rede de Cooperação da Cantareira

foto_assinatura.jpg A subprefeitura do Jaçanã e Tremembé foi a primeira subprefeitura a aderir à Rede de Cooperação da Cantareira, uma iniciativa do Instituto de Empreendedores Ambientais e Sociais (ONG IDEAS) que desde 2007 vem mobilizando os três setores em favor da Cantareira.

A Serra da Cantareira é considerada a maior floresta urbana do mundo e seus mananciais são de grande importância para o abastecimento de água da cidade de São Paulo. O caráter distintivo do que consideramos uma floresta urbana é a existência de uma metrópole que a circunda em todos os seus limites.

Preservar existência de uma grande floresta dentro de uma grande cidade é o objetivo da RECANTA que busca desenvolver, com apoio dos governos locais, escolas, empresas e sociedade civil, sentimento de identidade dos Povos a Floresta Urbana em consonância com a preservação ambiental dos demais distritos e municípios do entorno da Cantareira.

“O distrito do Tremembé, aos pés da Cantareira, tem grande importância para a causa de nossa rede. Por ser o distrito mais verde e florestal de São Paulo deve ser um exemplo de desenvolvimento sustentável na cidade.”. Ivini Ferraz, coordenadora da Rede de Cooperação da Cantareira, presidente da ONG IDEAS.

Atualmente, a RECANTA é composta por 4 organizações gestoras e 32 organizações consultivas cuja missão é juntamente com órgãos públicos fomentar projetos, campanhas e políticas públicas de impacto positivo na Cantareira.

A proposta do Termo de Cooperação da Cantareira é que lideranças representativas e tomadores de decisão da maior floresta urbana do Mundo (Cantareira) assumam publicamente o compromisso com a preservação da Floresta contribuindo sistematicamente para: 1) Monitoramento das áreas ameaçadas na zona de amortecimento do Parque Estadual da Cantareira; 2) Realização de Campanhas de sensibilização em âmbito local, nacional e internacional que promovam esta região como distritos ou municípios florestais urbanos; 3) Desenvolvimento de projetos de Ecoturismo e Turismo Responsável na região; 4) Desenvolvimento de projetos de educação ambiental que fortaleçam o sentimento de identidade dos povos da floresta urbana nas presentes e futuras gerações.

O termo de Cooperação com a Cantareira foi assinado pelo Subprefeito local José Alcides Faneco em seu gabinete no dia 06 de abril de 2010, com a presença de associados RECANTA, após ser apresentado à sociedade civil no 1° Encontro Ambiental e de Desenvolvimento Sustentável na região de Jaçanã/Tremembé realizado no dia mundial da água (22/03) no CEU Jaçanã.

A primeira ação do subprefeito junto à RECANTA será a implantação do projeto Vila Histórica Cantareira no Clube de Campo da SABESP no distrito do Tremembé. O projeto, idealizado por instituições membros da RECANTA (Associação SABESP e IDEAS), prevê a revitalização de imóveis que remontam o final do séc XIX, no local onde foi construído o primeiro Reservatório de Água de São Paulo tendo como parceiro a Dicico, além de outras empresas associadas empenhadas em viabilizar um espaço referencia para Educação Ambiental das escolas paulistanas.

Foto: Da esquerda para direita:Ivini Ferraz (presidente da ONG IDEAS),  Celso Souza (vice presidente da DICICO), Renato Paiva ( empresário Cantareira  Marketing),  José  Alcides Faneco ( subprefeito do Jaçanã/ Tremembé, Camila  Rafaelle (Gerente de Infraestrutura DICICO), Silmara  Ribeiro  (Assessora de Meio Ambiente  da  Subprefeitura do  Jaçanã Tremembé)