Projeto Jovens da Floresta | ideasbrasil.org

 Buscar no Site

Notícias


20-12-2010



Inventário sobre florestas brasileiras é lançado

Fonte: portalodm.com.br
O Serviço Florestal Brasileiro lançou dia 16/12 o Inventário Floresta…


Mais »


20-12-2010



Rodovia Bandeirantes, em SP, ganha asfalto ecológico que recicla pneus

Fonte: portalodm.com.br
A Rodovia dos Bandeirantes, localizada no estado de São Paulo, inaugu…


Mais »


20-12-2010



Comitê identifica 68 casas dentro do Parque Nacional da Tijuca: todas serão demolidas

Fonte: oglobo.com
Um levantamento feito pelo Comitê Gestor identificou 68 casas dentro do Par…


Mais »


16-12-2010



Audiência Rodoanel Norte em Guarulhos cancelada sob protestos da sociedade civil

Fonte: Zn na linha
Apesar do Ministério Público Federal ter recomendado o adiamento das Audi…


Mais »

Projeto Jovens da Floresta

Get Adobe Flash player

Em 1994, na Declaração da UNESCO[1] considerou a Serra da Cantareira, o Horto Florestal e todo o Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, uma Reserva da Biosfera com status de Patrimônio da Humanidade. A floresta da Cantareira, com cerca de 80 Km2, em grande parte dentro do Parque Estadual da Cantareira, é hoje a maior floresta urbana do mundo! 

As comunidades da região vêm experimentando a convivência em um território que expõe a olhos vista os altos índices de população jovem, crescimento vegetativo assimétrico em relação à cidade, grande concentração de assentamentos precários desprovidos de saneamento ambiental, concentração de população de baixa renda, escolaridade e pouca acessibilidade intra-bairro e deste com a cidade. 

Nesse sentido, algumas de nossas ações têm colaborado com o processo de mobilização da juventude, com ações prepositivas no campo da formação para a cidadania, partindo do potencial apresentado por este grupo social, em relação à produção artístico-cultural, engajamento político e ambiental e produção de informação.

A inovação do projeto é promover nas maiores favelas um novo ator sócio- ambiental cuja identidade se constrói no sentido de pertencimento de um Povo; Povos das Florestas Metropolitanas, jovens cidadãos das Florestas metropolitanas. 

O caráter distintivo do que chamamos florestas metropolitanas é a existência de uma metrópole que as circundam em todos os seus limites. Nestes ECOSSISTEMAS híbridos (zonas de contato entre um ecossistema e outro) como se não bastassem todos os males ambientais, o narcotráfico principalmente na Cantareira/SP e Tijuca/RJ (as maiores Florestas Metropolitanas do mundo) tem se constituído também num grave fator de degradação social e de vulnerabilidade juvenil.

[1] As Reservas da Biosfera, embora não sejam, para o SNUC, Unidades de Conservação, são aplicações desse planejamento ecológico-estratégico. Propostas pela UNESCO em seu programa Man and Biosfhere (MaB), têm a intenção de conservar áreas representativas da biodiversidade mundial, onde haja um acervo de conhecimento importante e adaptado ao manejo sustentável, de modo que se possa pesquisar e acompanhar sua evolução ao longo do tempo.